sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Esse aumento é um absurdo!

Bom, hoje vou dar um tempo de assunto melodramático para falar de algo sério. A Universidade de Caxias do Sul decidiu aumentar as mensalidades em 11,43%. Não sei a que se baseiam, mas a questão é que isso virou rotina e sinto-me envergonhada em admitir que eu acredito que reclamar não leva a nada.
Explico: a UCS fez um cálculo, baseado nas despesas do reitor, na troca de flores em cada estação, nos descontos para alunos de professores péssimos (que vamos ser sinceros, estão dando aula esperando os filhos se formarem pra não perder o desconto), em troca de computadores, livros e sei la eu mais o que.
Digamos que nesse cálculo, eles tenham definido que querem 8% de aumento. Eles divulgam os 11,43%, o DCE acampa no Centro de Convivência, os alunos reclamam, o twitter vira o muro das lamentações e eles, muito preocupados com seus alunos (fui irônica!), diminuem o aumento para 8% e todo mundo fica feliz (ou aceita).
Então a UCS passa a impressão de que ouviu as manifestações e decidiu diminuir o aumento. Não! Eles já passam um percentual maior para depois diminuir com as reclamações e chegar exatamente onde eles queriam. Aí alguns trancam a matrícula, outros atrasam a mensalidade e outros cortam seus gastos pessoais para bancar os estudos.
E aí, no fim de semestre (quem nunca passou por isso desejo que nunca passe), é aquela fila na tesouraria de pessoas querendo parcelar sua divida para poder fazer a matrícula para o próximo semestre. E assim vai, semestre após semestre, até que o aluno finalmente se forme e fique livre do boleto que vence dia 08 e come todo o seu salário.

E esse é o gasto com a MENSALIDADE. Não falo de outros estresses de estudar la. Quem tem carro gasta combustível e muita, muita paciência atrás de estacionamento. Quem vai de ônibus, gasta em créditos para o transporte e chega todo amarrotado em ônibus lotado. Depois disso tem Xerox (não sei qual a dificuldade de alguns professores com o UCS Virtual), livros, comida (sim, comida. Porque quem vai do trabalho direto para a aula precisa comer, não da tempo de ir em casa e não pode morrer de fome) e paciência, muita paciência.
Paciência com computadores pré-históricos, com a falta de bons profissionais, com professores que ‘liberam no intervalo’, que faltam e nem sequer avisam (isso é o pior. Chegar na sala e ver o recado no quadro depois de ter se deslocado até lá é pra matar), com falta de equipamento para as aulas, e por ai vai. Com certeza cada curso tem a sua reclamação.

E por isso, eu conto os segundos para me formar. Porque sou uma, entre inúmeras outras pessoas, que está a anos estudando, porque não pode fazer muitas disciplinas exatamente por causa do valor. E com o tempo você se revolta com isso cada vez mais, perde o ânimo de ir para a aula, o tesão pelo curso e quando vê, se forma pra ‘terminar logo com isso’.

Com certeza a Universidade não esta preocupada com isso. Cada um com seus problemas, diriam. Mas os profissionais que eles estão formando, são os que estarão no mercado no futuro. Os médicos que eles estão formando, vão ser os que vão consultar seus filhos, os contabilistas, que vão cuidar da contabilidade de seus herdeiros, os pedagogos, que vão fornecer educação para seus netos. Então a longo prazo (não tão longo assim), o problema que seria de cada um, se torna um problema de todos.

Não que eu ache que esse texto vai mudar alguma coisa, mas precisava falar. Quem concordar, por favor, ajude a divulgar.


 
Obrigada e bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário