sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Posts que inspiram posts: pra quem não acredita mais em saudade

Hoje li um texto da jornalística Valquiria Vita (que vocês podem conferir aqui), que foi inspirado na também jornalista Graziela Andreatta (leia o texto dela aqui) e também resolvi escrever. Pq pra mim escrever aqui é isso, um pouco do que penso e sinto, com referências que leio por aí.
Bom, na verdade confesso que o post da Valquiria me inspirou mais. Ela fala basicamente assim: “Quando eu estava morando em outro país, muita gente, muita gente mesmo, vivia me escrevendo saudades (...) Quando eu voltei pra casa demorou pouco tempo pra eu perceber que é muito mais fácil escrever que a gente sente falta de alguém do que de fato demonstrar isso com ações.  Finalmente eu estava aqui, e, de repente, a tão falada saudade deu lugar a um monte de gente muito ocupada com as atribuições do dia a dia pra se importar com qualquer outra coisa.”
Bom, eu nunca morei fora, estive sempre aqui, mas da mesma forma me vejo muito nessa situação e hoje, penso como ela. As pessoas adoram dizer que tem saudade, “vamos marcar algo” para uma data que nunca chega, “apareço conhecer sua casa”, mesmo sabendo que nunca irão.
É muito fácil amar nas redes sociais, no whatsapp, nos recadinhos. É muito, muito fácil ser amigo quando precisa de um favor, quando tomou uma ruim e não sabe exatamente pra quem recorrer. Mas largar as múltiplas tarefas para um bate papo parece impossível.
Já escrevi sobre isso antes. Para mim, quem ama está perto nas horas boas. Quem ama quer dividir as conquistas, quer dar risada junto, faz questão de separar uns minutos na agenda para um bate papo. Amor é mais do que ligar chorando de madrugada, é depois do problema resolvido, ligar rindo para comemorar.
Por isso eu aprendi a viver na distância. Aprendi a não esperar mais. E mais que isso, aprendi a dar muito mais valor a quem realmente está sempre aí. Pq no meio de tanta gente cheia de compromissos, tem sempre um verdadeiro que não esquece de ti. Lembro desses apenas!
Até pq eu acredito que exista sim gente que está realmente atordoado de coisas e sente saudade de verdade. Misturado a tanta gente que apenas fala, com certeza existem os verdadeiros que sentem ♥


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

#odeiocoitadismo

Olhando sites me deparei com uma frase sobre a mocinha da novela “Certamente há centenas de Palomas por aí, figuras vitimizadas que se apegam às mazelas e agem como se o mundo lhe devesse algo”. E me inspirou a escrever.
Como tem gente que acha que o universo as deve algo. Tudo é difícil, tudo é sofrido, tudo é escuro. Normalmente as pessoas coitadinhas também possuem inveja. A vida do outro é sempre bela enquanto a sua é cheia de obstáculos. Mas nunca vi um coitadinho que saísse da frente do facebook para mudar o que tanto o desagrada.
Ao invés de correr atrás do que quer, fica invejando a vida alheia e reclamando da sua. Como se isso fosse mudar alguma coisa. Como se a pena dos outros fosse o tornar melhor. Tem coisa mais desagradável que o sentimento de pena? Eu sinceramente dispenso.
Parece que nunca nada está bom. Podem acontecer mil coisas boas, mas a pessoa se apega naquele deslize e lamuria por horas, para quem der ouvidos, para que ajudem a encontrar um por que!
Partilha frases de efeito, fala bonito, mas não sai do sofá! Acha que o mundo precisa estar disponível, que a felicidade e as oportunidades vão bater na porta e que depois de acender um incenso que retira o mau olhado tudo ficará bem.
Que tal levantar e começar a mudar o que não está bom? O universo ajuda quem se ajuda, quem tem atitude, quem corre atrás dos sonhos ao invés de esperar que eles virem realidade.
A vida é muito curta para apenas sonhar!


Dia do amigo...

Esse texto postei no facebook, mas merece ser compartilhado aqui:

"Com um pouco de atraso, não poderia deixar de escrever sobre o Dia do Amigo.
Aos meus, desejei no sábado, mas a data merece uma reflexão.
Das pessoas que considero especiais, tem os amigos. Que amo, quero bem e estão no meu coração. E os AMIGOS !
Os que amo como se realmente fossem da minha família.
Que surtam comigo e eu surto junto.
Aqueles que posso ser eu. Falar sem pensar, criticar, ligar em qualquer horário.
Quem você está colocando na sua vida? Quem está em destaque no seu coração?
Pra mim a amizade está intimamente ligada à liberdade. Amigo deixa o amigo livre, fica feliz pela felicidade dele, mesmo que isso implique em estarem longe.
Amigo é aquele o qual eu posso fazer comentários cruéis, dividir meus piores pensamentos, sem medo de ser julgada, sem medo do que vão pensar.
Isso porque o amigo que não concorda, não põe o dedo na cara, não fala para outra pessoa, apesar de não concordar.
Amigo é aquele que eu penso em ligar quando algo maravilhoso acontece, ligo e fico horas rindo sem conseguir falar, para depois contar a novidade. É aquele que quero ao lado nos meus melhores momentos, dividindo minhas conquistas.
Aquele que quero estar junto nas conquistas, mesmo que isso me faça viajar quilômetros, porque eu sei que minha presença fará o momento mais especial.
É aquele que eu ligo chorando quando preciso desabafar, mesmo que mal consiga falar. E se está próximo vem me dar um abraço, se está longe fica me ouvindo chorar, mesmo que não tenha nada de animador a dizer, ele sabe que apenas em me ouvir me fará melhor.
Amigo é pra sempre! É quem arruma um espaço na agenda conturbada pra um café, um almoço, uma conversa. É aquele que indica livros, filmes e sites.
Amigo é aquele que vê uma roupa e logo pensa: é a cara da Carol.
Aquele que futrica o facebook contigo, que surta junto, que te fala a verdade mesmo que isso doa. Que tem opinião, mesmo que diferente da tua. E fala, porque discordar faz parte da amizade.
Amigo ri das tuas desgraças para depois te consolar, passa frio contigo, te empresta roupa, te puxa a orelha e te faz rir apenas por estar perto.
Amigo faz bem, conforta, traz paz!
Todos são especiais, mas alguns merecem ser citados:
Fernanda, Tathiara, Tami e Roberta: Não sei o que seria de mim sem vocês. Obrigada por cada momento.
Ah, e obrigada ao meu marido Tiago Comim. O melhor amigo que a vida poderia ter me dado!"


quinta-feira, 2 de maio de 2013

Você é eternamente responsável por aquilo que cativas?


Aprendi que somos responsáveis pelo que queremos e da mesma forma as pessoas são responsáveis pelo sentimento que possuem.
O sentimento é gostoso quando é recíproco. Tudo aquilo em que um se dedica mais enquanto o outro não está disposto a nem mesmo retribuir é desnecessário. E alguém acaba se machucando.
Não podemos implorar o sentimento e a atenção de alguém, podemos apenas seguir nosso caminho e deixar algumas coisas para trás...
Já perdi pessoas que achei que seriam para sempre e conquistei outras que pensei que seriam companhia de alguns finais de semana (inclusive casei com uma delas!).
Aprendi que o tempo cura tudo. E a dor que parece não ter fim, servirá de lição em um momento próximo.
Aprendi que o sentimento é meu. E ninguém é responsável e nem tem nada a ver com isso.
Eu sempre dediquei o quanto pude as pessoas que amo. E não me arrependo em nenhum momento disso. Quem soube compreender ganhou uma grande amiga. Quem não soube? Paciência!
Não que o sentimento mude, desejo felicidade a todos que foram especiais pra mim um dia, apenas prefiro, por uma questão de proteção... Me afastar!
O tempo cuidará de por as coisas no lugar.

"Eu não deixei de achar graça nas coisas
Simplesmente hoje eu quero ser levado a sério
As coisas mudam sempre mas a vida não é só como eu espero"


sábado, 2 de março de 2013

Gosta de mim, mas...

As pessoas tem a incrível ideia de colocar no círculo de pessoas especiais os meros conhecidos.
O cara gosta de mim. É bacana, bonito, bom de cama... Mas.... Tem namorada, ou gosta de sair sozinho, mente... Não. Sinto muito mas ele não gosta.
Quem gosta, gosta por inteiro. Vai brigar de vez em quando, vai soltar o mau humor, vai decepcionar em algumas atitudes. Mas vai querer o bem. Vai querer estar perto. Quem gosta, gosta de estar perto.
É minha amiga... Mas... Quando não ligo não quer saber se estou bem. Se estou mal diz que vi ligar e esquece, se estou bem não quer nem saber o motivo, dá em cima dos "carinhas" das amigas. É. Dói admitir, mas não pode ser considerada amiga.
Amiga quer o bem, oferece o colo para chorar e participa das comemorações. Sente saudade, quer por a conversa em dia, quer a companhia nem que seja para fazer nada. Quem gosta, gosta sempre. Não apenas quando convém.
Infelizmente (ou felizmente!), cada um age da sua maneira. Uns demonstram mais, outros menos. Uns ligam mais, outros não ligam. Alguns mandam mensagem todos os dias, outros se perdem no tempo.
Ma quando gosta. Gosta com tudo.
As formas de demonstrar podem ser infinitas, mas o sentimento é um só.
Ninguém ama mais ou menos. 
O amor pode ser amargo em alguns dias, mas não deixa de ser amor!



"Não gosto de nada pela metade, não gosto de meio termos, nem meias palavras, não gosto de restos, nem pedaços, agora é 8 ou 80, ou é ou não é."