segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Antes de tudo, cada um era um...

Posso estar completamente enganada. Mas na minha ideia, a base de um relacionamento é a confiança. E nisso implica manter a privacidade. Quando se está com alguém, tudo se divide em dois. Duas pessoas para concordar/discordar onde ir, duas pessoas para ver seus amigos, duas famílias para conviver, tudo é duplo.
Porém, antes disso acontecer, cada um era apenas um. Com sua família, seu círculo de amizades, seus programas. Cada um com seu celular, sua conta no MSN, seu perfil no facebook. E quando o ‘dois’ invade a privacidade do ‘um’, vira bagunça.
Digo de novo, posso estar completamente enganada, pode ser que isso funcione comigo, mas não com o outro. Mas ‘vigiar’ a vida de alguém não significa nada, não significa fidelidade, não significa que se está no controle da situação. Apenas mostra sua insegurança.
Não falo isso pelo ‘quando acabar...’ falo pelo agora. Não faça ao outro o que não gostaria que fizesse para você. Isso serve também para as relações.

Boa semana!


"Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário."
(Steve Jobs)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Você acredita em você?

As pessoas irão te julgar, sempre. Se foi é porque foi, se não foi é porque não foi. Se gosta vão dizer que gosta e se não gosta vão perguntas como não gosta. Agradar aos outros você não vai, então agrade a você. Quem gosta de ti vai te entender e quem não gosta não interessa.
Temos que acreditar na gente. Se der errado? Paciência, mas você fez o que acredita.
Sempre vão julgar suas roupas, atitudes e pensamentos, cabe decidir se vai se preocupar com isso ou não. Já me preocupei muito, confesso. Hoje decidi guardar minhas decisões pra mim. Se for para a pessoa me julgar, prefiro que nem saiba o que penso e faço.
Nascemos sós e morremos só, precisamos dar satisfação apenas ao nosso coração e aos nossos pensamentos. Nosso sentimento é o que nos guia, nossa razão é o que nos mantém fortes e se seguirmos o que acreditamos tudo tende a dar certo.



"Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar".
(Dalai Lama)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

E somos todos tão diferentes...

Sou 110% a favor do diálogo. Sempre. Não admito briga, gritaria, agressão em hipótese alguma. Isso é total perda da razão. Se um dia ela foi sua, é a melhor forma de perder. Isso cabe também para ironia, piadinhas e falatório por trás (fofoca).
Quando tenho que falar alguma coisa pra alguém, falo mesmo. Não pergunte a minha opinião se não quer ouvir. E se eu acho que não estou em um bom momento, espero esse momento chegar para falar. Porque um desentendimento pode se tornar uma briga sem volta.
Pessoas são diferentes. Agem e pensam de forma diferente. E o que é óbvio para mim, pode não ser para você. Algo que eu faria por alguém, esse alguém não faria por mim (ou ao contrário) e isso não significa que um goste ou se dedique mais que os outros apenas são diferentes.
Às vezes tenho certa dificuldade em entender isso. Então paro, penso 5 minutos, respiro fundo, e começo de novo. Não acredito que as pessoas sejam tão falsas a ponto de fingirem sempre, todos os dias, o dia inteiro. Então prefiro acreditar que são como são, boas, mas diferentes de mim.
Quem eu amo, amo de verdade e me dedico com todo meu coração. E isso significa me decepcionar às vezes, e falar, porque se amo me importo, se me importo quero que melhore, e para melhorar preciso falar.
Ufa! Precisava por isso pra fora. Sim, sou melodramática às vezes (às vezes?), mas esse é o meu jeito, que pode ser diferente do teu, não é mesmo? Não peço que seja igual a mim, nem que me entenda. Peço apenas que respeite!



Boa semana!

“Alguns têm na vida um grande sonho e faltam a esse sonho. Outros não têm na vida nenhum sonho, e faltam a esse também”.
(Fernando Pessoa)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Esse aumento é um absurdo!

Bom, hoje vou dar um tempo de assunto melodramático para falar de algo sério. A Universidade de Caxias do Sul decidiu aumentar as mensalidades em 11,43%. Não sei a que se baseiam, mas a questão é que isso virou rotina e sinto-me envergonhada em admitir que eu acredito que reclamar não leva a nada.
Explico: a UCS fez um cálculo, baseado nas despesas do reitor, na troca de flores em cada estação, nos descontos para alunos de professores péssimos (que vamos ser sinceros, estão dando aula esperando os filhos se formarem pra não perder o desconto), em troca de computadores, livros e sei la eu mais o que.
Digamos que nesse cálculo, eles tenham definido que querem 8% de aumento. Eles divulgam os 11,43%, o DCE acampa no Centro de Convivência, os alunos reclamam, o twitter vira o muro das lamentações e eles, muito preocupados com seus alunos (fui irônica!), diminuem o aumento para 8% e todo mundo fica feliz (ou aceita).
Então a UCS passa a impressão de que ouviu as manifestações e decidiu diminuir o aumento. Não! Eles já passam um percentual maior para depois diminuir com as reclamações e chegar exatamente onde eles queriam. Aí alguns trancam a matrícula, outros atrasam a mensalidade e outros cortam seus gastos pessoais para bancar os estudos.
E aí, no fim de semestre (quem nunca passou por isso desejo que nunca passe), é aquela fila na tesouraria de pessoas querendo parcelar sua divida para poder fazer a matrícula para o próximo semestre. E assim vai, semestre após semestre, até que o aluno finalmente se forme e fique livre do boleto que vence dia 08 e come todo o seu salário.

E esse é o gasto com a MENSALIDADE. Não falo de outros estresses de estudar la. Quem tem carro gasta combustível e muita, muita paciência atrás de estacionamento. Quem vai de ônibus, gasta em créditos para o transporte e chega todo amarrotado em ônibus lotado. Depois disso tem Xerox (não sei qual a dificuldade de alguns professores com o UCS Virtual), livros, comida (sim, comida. Porque quem vai do trabalho direto para a aula precisa comer, não da tempo de ir em casa e não pode morrer de fome) e paciência, muita paciência.
Paciência com computadores pré-históricos, com a falta de bons profissionais, com professores que ‘liberam no intervalo’, que faltam e nem sequer avisam (isso é o pior. Chegar na sala e ver o recado no quadro depois de ter se deslocado até lá é pra matar), com falta de equipamento para as aulas, e por ai vai. Com certeza cada curso tem a sua reclamação.

E por isso, eu conto os segundos para me formar. Porque sou uma, entre inúmeras outras pessoas, que está a anos estudando, porque não pode fazer muitas disciplinas exatamente por causa do valor. E com o tempo você se revolta com isso cada vez mais, perde o ânimo de ir para a aula, o tesão pelo curso e quando vê, se forma pra ‘terminar logo com isso’.

Com certeza a Universidade não esta preocupada com isso. Cada um com seus problemas, diriam. Mas os profissionais que eles estão formando, são os que estarão no mercado no futuro. Os médicos que eles estão formando, vão ser os que vão consultar seus filhos, os contabilistas, que vão cuidar da contabilidade de seus herdeiros, os pedagogos, que vão fornecer educação para seus netos. Então a longo prazo (não tão longo assim), o problema que seria de cada um, se torna um problema de todos.

Não que eu ache que esse texto vai mudar alguma coisa, mas precisava falar. Quem concordar, por favor, ajude a divulgar.


 
Obrigada e bom final de semana!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mulher é coisa séria!

Desconheço uma que esteja sempre satisfeita. Se liga demais é grudento, se não liga é frio, se da presente aprontou alguma, se não da nunca não se importa. Se da carona acha que dependemos deles, se não, não se importa se pegamos ônibus. É, preciso admitir que mulher é inconstante.
Mas mulher é assim. Mulher é chata, mimada, carente e chorona. Gosta de colo, carinho, atenção, surpresa e mensagem de bom dia. Mulher quer ser notada, elogiada, correspondida. Quer receber flores, mas não muitas. Quer que ligue, mas não demais. Quer ser elogiada, mas a todo o momento soa falso.
Mulher tem uma música para cada momento, uma roupa para cada ocasião, um sapato para cada data especial. Mulher quer que abram a porta do carro, mas não sempre. Quer café na cama, mas quando esta atrasada não precisa, quer que cozinhe para ela e lave a louça, pois ela acabou de fazer as unhas.
Mulher da trabalho sim. Não é pra qualquer um. Mas uma boa mulher sabe retribuir.
O homem que sabe como tratar uma mulher acorda com um sorriso e um ‘eu te amo’. Recebe massagem antes de dormir, colo quando está doente, mensagem surpresa quando não podem dormir juntos.
Mulher é complicada, mas se bem tratada, corresponde com todo o carinho que pode oferecer.
Mulher quando ama, ama com todo o seu amor, se dedica e não mede esforços para ver seu companheiro feliz. Mulher é intensa, e quando gosta, faz o impossível para tirar um sorriso do rosto de um homem.
E só quem sabe conquistar e manter uma mulher, sabe como é bom ser amado de verdade.
E se um homem acha que da muito trabalho? Que namore outro homem!


“A mulher é uma substância tal, que, por mais que a estudes, sempre encontrarás nela alguma coisa totalmente nova”.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ELES estão por aí… sonhando um com o outro…


Li no facebook e me obriguei a divulgar. LINDO! (desconheço o autor)
Com certeza o destino une pessoas assim e faz dias cinzas se tornarem alegres ;)

"ELE anda cansado das baladas e dos casos furtivos sem sentimentos. Aprendeu a gostar da própria companhia, sem precisar estar em uma turma de amigos todos os sábados. Decidiu que quer um amor verdadeiro… que pode nem ser eterno, mas que traga um sabor doce às suas manhãs, que seja a melhor companhia para olhar a lua. Que ele possa exibir os seus dons na cozinha e o seu conhecimento em vinhos, só para ela.
Quer uma mulher que ele reconheça pelo cheiro dos cabelos, pelo toque dos dedos, pela gargalhada que vai ecoar pela casa transformando um domingo sem graça, no melhor dia da semana. Quer viver uma paixão tranqüila e turbulenta de desejos… quer ter para quem voltar depois de estar com os amigos, sem precisar ficar “caçando” companhias vazias e encontros efêmeros. Quer deitar no tapete da sala e ficar observando enquanto ela, de short jeans, camiseta e um rabo de cavalo, lê um livro no sofá, quer deitar na cama desejando que ela saia do banho com uma lingerie de tirar o fôlego.
Quer brincar de guerra de travesseiros, até que o perdedor vá até a cozinha pegar água. Quer o poder que nenhum dos seus super heróis da infância tiveram… o poder de amar sem medo, sem perigo e sem ir embora no dia seguinte.
Quer provar que pode fazer essa mulher feliz!

ELA quase deixou de acreditar que seria possível ter vontade de se envolver novamente. Foram tantas dores, finais, recomeços e frustrações que pensou em seguir sozinha para não mais se machucar. Então percebeu que a vida de solteira já não está fazendo tanto sentido. Decidiu que quer um amor verdadeiro… que pode nem ser eterno, mas que possa acordá-la com um abraço que fará o seu dia feliz, quer um homem que ela possa cuidar e amar sem receios de que está sendo enganada. Quer a alegria dos finais de semana juntinhos, as expectativas dos planos construídos, o grito de “gol” estremecendo a casa quando o time dele estiver ganhando… a cumplicidade em dividir os segredos.
Quer observá-lo sem camisa, lendo o jornal na varanda… quer reclamar da bagunça no banheiro, rindo e gritando quando ele revidar puxando-a para o chuveiro, completamente vestida.
Quer a certeza de abrir a porta de casa e saber que mesmo ele não estando, chegará a qualquer momento trazendo o brigadeiro da doceria que ela gosta tanto. Quer beijar, cheirar, morder, beliscar e apertar para ter certeza que a felicidade está ali mesmo… materializada nele.
Quer provar que pode fazer esse homem feliz!

ELES estão por aí… sonhando um com o outro… talvez ainda nem se conheçam… mas é só uma questão de tempo, até o destino unir essas vidas que se complementam e estão ávidas para amar e fazer o outro feliz.
Ou alguém duvida que o universo traz aquilo que desejamos?"






terça-feira, 18 de outubro de 2011

Assumidamente egoistinha

Pois é, não sei vocês, mas eu tenho momentos de puro egoísmo. Quero tudo e todos só pra mim. Quero minhas amigas comigo, mesmo que elas tenham os compromissos delas, quero meu namorado comigo, mesmo que ele tenha aula, quero minha família comigo, mesmo que tenham mil coisas para fazer. Não chamo isso de ego inflado, chamo de carência mesmo.
Aprendi com o tempo que cada pessoa especial deve ser valorizada. Que namorar não significa esquecer as amigas, que casar não tem nada a ver com se separar da família e que estar solteira não significa achar que todos devem estar disponíveis pra ti. Mas apesar de ter aprendido tudo isso, às vezes quero todos por perto no meu momento.
Que atire a primeira pedra quem nunca teve medo de perder a amiga que começou a namorar, ou de nunca mais ver àquela que foi estudar fora. Pois é, mas o sentimento verdadeiro sempre permanece, e amigos de verdade estão sempre juntos. Só falta ensinar isso pro nosso coração, que vez ou outra se esquece.
E viva a tecnologia, que às vezes afasta, mas nesses momentos aproxima quem queremos perto e não podemos ter. Porque apesar desses momentos, sou feliz por ver quem eu amo feliz, mesmo que essa felicidade tenha que afastá-los de mim por alguns instantes!

“A amizade é o conforto indescritível de nos sentirmos seguros com uma pessoa, sem ser preciso pesar o que se pensa, nem medir o que se diz”.
(George Eliot)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Não trate como prioridade...

Quem te trata como opção! De hoje em diante, isso será meu lema. Quer me ver? Me liga! Dizer que sente minha falta e não mover um dedo para uma tarde de conversa, para mim soa como ‘até queria te ver, mas tenho outras prioridades’. Bom, essa é a questão: prioridades!
Cada com as suas. Vou apenas rever as minhas. Para fazer parte da minha vida, a pessoa tem que merecer muito. Não, não estou me achando, só acho que o que é meu, além de não interessar, não deve ser exposto a qualquer um.  E não, não estou revoltada (se você acha que isso é estar revoltada, provavelmente ainda não me conhece!).
Eu apenas resolvi cuidar de mim e parar de procurar quem não quer ser encontrado. É triste como o mundo se torna cada dia mais egoísta, mas definitivamente, cada um deve pensar em si. Fugir desse paradigma custa caro, deixar de pensar em você para pensar nos outros? Os outros estarão pensando neles mesmos e provavelmente quando você for voltar a atenção a você estará tudo igual, exatamente igual estava quando você deixou.
Não estou desistindo de ninguém, continuo aqui, e quem deve saber, sabe exatamente onde me encontrar. É so querer ;)!

“Mas o vazio tem o valor e a semelhança do pleno. Um meio de obter é não procurar, um meio de ter é o de não pedir e somente acreditar que o silêncio que eu creio em mim é a resposta a meu - a meu mistério”.
(Clarice Lispector)


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

- Tu gostaria que fizessem contigo?

Antes de responder a essa pergunta com a clássica: ‘Mas todo mundo faz’, lembre-se sempre da sua mãe dizendo: ‘Quer dizer que se o Joãozinho se jogar da janela você também vai se jogar?’.

Pois é. Como é fácil julgar. Falar do outro, reclamar, acusar sem olhar para o próprio umbigo. Acha um absurdo a criminalidade nos dias de hoje, mas compra rádio roubado.  Considera o fim do mundo os abusos dos políticos, mas tem gato na TV a cabo. Não admite ser passado pra trás, mas adora furar uma fila.
Hum, fácil só acusar, não é mesmo? Eu não sou perfeita, mas defendo o que acredito, e se não gostaria que fizessem pra mim, não faço mesmo!
Tudo bem ficar com aquele carinha que tem namorada, né? Ela que cuide melhor dele. Bom, um dia você será a namorada e verá que a base de um relacionamento é a confiança, não tem como ‘cuidar’ da outra pessoa 24h, isso nem é saudável.
15 chamadas não atendidas da minha amiga? Mas to com sono, não vou retornar. Hum, quando você precisar dela e não for atendida, não me venha querer cobrar depois, combinado?
Ah, é só uma escapadinha, relacionamento na rotina, ela nunca vai descobrir. Essa é a melhor! Não venha reclamar de um chifre mais tarde, ok? Antes de acusar, olhe bem pro seu próprio umbigo.
Poderia listar mil exemplos, escrever páginas e páginas a respeito, mas acho tão desnecessário. Cuide da sua vida, corra atrás dos seus sonhos, acredite em você e pense no próximo.
Bom final de semana!

“Pensamos demasiadamente
Sentimos muito pouco
Necessitamos mais de humildade
Que de máquinas.
Mais de bondade e ternura
Que de inteligência.
Sem isso,
A vida se tornará violenta e
Tudo se perderá”
(Charles Chaplin)


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Quem é de verdade sabe quem é de mentira?

Vocês eu não sei, mas eu já cansei de reclamar aqui sempre das mesmas coisas. Quem é de verdade? Quem é de mentira? Quem se importa comigo? Quem se aproxima só por interesse? E blá blá blá.
Pois bem, às vezes acontecem algumas coisas não programadas na rotina, que infelizmente trazem essas perguntas a tona. E dúvidas e mais dúvidas pairam em meus pensamentos. Às vezes não são duvidas, são certezas, mas no “medo” de admitir, procuro encarar assim.
Engraçado que as pessoas amam tanto quando precisam, ligam tanto quanto tem interesse e quando isso termina, retornar uma ligação é pedir demais. Sim, eu sei que não posso exigir que os outros sejam como eu, mas consideração pra mim deve estar vinculada em qualquer relação.
Já escrevi em um outro momento sobre o quanto sou extrema. Ou sou amiga, ou não sou, ou eu amo, ou eu não amo e posso ate pedir demais, mas gostaria que quem diz gostar de mim também fosse assim.
Bom retorno de feriado ;)       


A coisa mais importante é, mesmo se estivermos separados, eu sempre estarei com você”. 
(Ursinho Pooh)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Apresento um novo "filho"

Crescimento e satisfação. Essas palavras resumem o momento que estou passando.
Em meio a dúvidas e medos naturais, acredito que tomei as decisões certas e o universo está me respondendo em forma de boas notícias.
A delícia de amizades verdadeiras, da satisfação profissional, do amor correspondido. Algumas coisas não têm preço e, por mais que eu prefira me calar sobre isso, às vezes da vontade de escancarar a felicidade.
A inveja tem sono leve. Por isso mantenho minhas conquistas no anonimato e divido apenas com quem é próximo, mas hoje tirei um projeto da gaveta e me senti na obrigação de compartilhar.
O prazer de escrever um blog se tornou sério e, junto com uma amiga, resolvi transformar em algo menos superficial. Ainda é um começo, gostaria de pedir dicas e sugestões para que o projeto possa caminhar com as próprias pernas.

Apresento então, meu novo “filho”: http://www.percepcoesfemininas.blogspot.com/. E fico aberta a críticas e, lógico, elogios ;)!
 

Ah, o pactuando segue no ar. Aqui continuarei escrevendo sobre dúvidas e confusões que vez ou outra pairam na cabeça dessa geminiana. E que ela precisa pactuar com alguém.


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Por que amamos quem amamos?

Na falta de tempo e criatividades, publico um texto da Martha Medeiros para dar uma agitada aqui:

"Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo à porta. O amor não é chegado a fazer contas, não obedece a razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo. Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são só referenciais. 

Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca. Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera. Então que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante do que LSD, você adora brigar com ela e ela adora implicar com você.  Isso tem nome. Você ama aquele cafajeste.
Ele diz que vai e não liga, ele veste o primeiro trapo que encontra no armário. Ele não tem a maior vocação para príncipe encantado e ainda assim você não consegue despachá-lo. Quando a mão dele toca na sua nuca, você derrete feito manteiga. Ele toca gaita de boca, adora animais e escreve poemas. Por que você ama este cara? Não pergunte pra mim. Você é inteligente, lê livros, revistas, jornais. Gosta dos filmes dos irmãos Coen e do Robert Altman, mas sabe que uma boa comédia romântica também tem o seu valor.

É bonita, seu cabelo nasceu para ser sacudido num comercial de xampu e seu corpo tem todas as curvas (ou quase). Independente, emprego fixo, bom saldo no banco. Gosta de viajar, de música, tem loucura por computador e seu fettucine ao pesto é imbatível. Você tem bom humor, não pega no pé de ninguém. Com um currículo desse, criatura, por que diabo está sem um amor?

Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados. Não funciona assim.
Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo que o amor tem de indefinível. Honestos existem aos milhares, generosos tem às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó. Mas ninguém consegue ser do jeito do amor da sua vida."


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Será que eu ligo?

(Será que eu ligo? E se ele me achar chata? Mas e se eu não ligar e ele achar que eu não quero mais? Já sei, vou mandar uma mensagem. Mas e se ele achar infantil demais mensagem? Vou ligar. Não atendeu. Sabia que não deveria ligar, tinha que mandar mensagem, botei tudo a perder. ..)

Quem nunca passou por isso que envie o primeiro SMS. Dúvidas e mais dúvidas do início de uma relação. E o pior (ou melhor!) de tudo isso, é que não existe segredo. Esses detalhes não farão a menor diferença se a outra pessoa realmente quiser você. E se ela não quiser? Também não fará diferença nenhuma.
O que faz duas pessoas ficarem juntas? O homem ainda não achou a explicação. O que deu certo com um, pode não dar com o outro. Uma pessoa que é perfeita para alguém, pode ser terrível para outro, e os relacionamentos são assim. Almas destinadas a ficarem juntas, por alguma razão.
Para sempre? Talvez. Mas com certeza pelo tempo necessário para que cresçam e aprendam um com o outro.  Nada acontece por acaso e isso vale também para as relações.

(...ele ligou de volta. Acho que vamos sair amanhã!)

“-Ah,terminei o namoro...
-Nossa, estavam juntos há tanto tempo.....
-Cinco anos...que pena...acabou....
-é...não deu certo...'

Claro que deu! Deu certo durante cinco anos, só que acabou.
Não acredito em pessoas que se complementam. Acredito em pessoas que se somam.
Às vezes você não consegue nem dar cem por cento de você para você mesmo, como cobrar cem por cento do outro?
E não temos essa coisa completa.
Às vezes ela é fiel, mas é devagar na cama.
Às vezes ele é carinhoso, mas não é fiel.
Às vezes ele é atencioso, mas não é trabalhador.
Às vezes ela é muito bonita, mas não é sensível.
Tudo junto, não vamos encontrar.
Perceba qual o aspecto mais importante para você e invista nele.”
(Arnaldo Jabor)