quinta-feira, 29 de setembro de 2011

E sempre o tempo...

Não existe nada que cause mais alucinação do que o tempo. O tempo cura, mas também confunde.
A pessoa espera o ano todo pelas férias, e quando pisca os olhos, já chegou. E nem deu tempo de comprar o biquíni que você queria e começar a dieta, mais uma vez você vai com o biquíni velho e com a barriguinha que tanto te incomoda.
Você vai ao aniversário de uma amiga, e percebe que já fazem 10 anos que se conhecem, olha as fotos da festa de 15 anos e percebe que seu vestido, que na época custou uma fortuna, hoje é cafona.  As fotos de formatura do segundo grau estão amareladas, e você nem sabe onde a maioria daquelas pessoas foi parar.
Um dia recebe um convite de casamento, no outro está numa festa de criança, e no outro está levando sua sobrinha, que até então nem sentava, para a escola. Você muda seu cabelo, aprende a andar de salto, se locomove sem precisar ligar para o pai ou a mãe buscar. As pessoas que brincavam com você já dirigem, e possuem seus próprios carros.
A vida virou uma correria e para ver suas amigas é preciso marcar horário, achar um espaço entre a faculdade, o trabalho e os cursinhos. E ver se todas podem no mesmo tempo. Você não fica mais horas no telefone, porque agora é você quem paga a conta, prefere o prático e gratuito MSN.
Pois é, num piscar de olhos se passou uma semana, um mês, um ano. E você fez o que? A vida corre e não tem mais espaço pra quem não acompanha.

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”.
(Cora Coralina)


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sou oito ou 80!

Não consigo com sentimentos pela metade. Sério. Ou eu amo, ou eu não amo. Ou eu quero, ou eu não quero. Ou eu estou feliz, ou não estou. Não consigo com pessoas quem amam pela metade, que vivem pela metade, que estão ‘meio’ satisfeitas.
Sou intensa. Preciso de borboletas no estômago, preciso estar plenamente realizada para ser feliz. Se eu estou com alguém, estou por inteiro. E se não puder estar por inteiro, então não estou nada. E acho fundamental que estejam por inteiro pra mim.
Quero me sentir especial, como as pessoas são especiais pra mim. Quero ser importante para os outros como eles são pra mim. Quero sentir por inteiro e estar por inteiro na vida de quem eu amo, porque meio amor, pra mim não existe.
Posso ate me quebrar, chorar mais que os outros, me decepcionar mais. Mas quando estou feliz, estou intensamente, e isso com certeza vale a pena!

“É muito melhor viver sem felicidade do que sem amor.”
(William Shakespeare)



domingo, 25 de setembro de 2011

Gente que vive de mentira...

Tem gente que vive uma mentira. Felicidade de mentira, relações de mentira, amizades de mentira. E acha que ninguém percebe. Uma relação de mentira é aquela que não existe, que o casal mal se vê, que passam todo o tempo brigando, que apenas uma das partes ama. Mas que quer que os outros pensem que está tudo bem.
Se eu acreditar que está tudo ótimo, vai melhorar? O namoro ficará bem? Ele vai te dar valor? Então porque mente? Namorar exige pequenos sacrifícios, abrir mão de algumas coisas, mas quando essas coisas são maiores do que a felicidade de estar junto com uma pessoa, vale a pena?
Tem gente que possui amigos de mentira. Sai com conhecidos, ri com desconhecidos, e acha que está tudo bem. Pior, está escrito na testa que não, mas acha que ninguém percebe. Tem gente que paga a companhia dos outros como se isso fosse algo natural. Ao invés de pensar o porquê as coisas estão assim e tentar melhorar. Vai entender.
Essas pessoas são tão preocupadas com o que os outros vão pensar que vivem na mentira para que os outros pensem que está tudo bem. Não é mais fácil conquistar verdades e buscar ser feliz? Não é melhor ir atrás de um relacionamento real e conquistar amigos reais?
Reclamar sem agir não adianta, chorar em silêncio enquanto finge um sorriso muito menos.
Se preocupar com uma reputação que acha que tem? Posso ouvir, concordar e até sorrir. Mas acreditar nas palavras quando os olhos falam o contrario? Não consigo.

Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.
(Fernando Pessoa)


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Apaixone-se por um grande homem e nunca mais voltará a chorar...

“Não se apaixone por um homem que só fale de si mesmo, de seus problemas, sem preocupar-se com você…
Enamore-se de um homem que se interesse por você, que conheça suas forças, suas ilusões, suas tristezas e que a ajude a superá-las. Não creia nas palavras de um homem quando seus atos dizem o oposto.
Afaste de sua vida um homem que não constrói com você um mundo melhor. Ele jamais sairá do seu lado, pois você é a sua fonte de energia.
Foge de um homem enfermo espiritual e emocionalmente, é como um câncer matará tudo o que há em você (emocional, mental, física, social e economicamente). Não dê atenção a um homem que não seja capaz de expressar seus sentimentos, que não queira lhe dar amor.
Não se agarre a um homem que não seja capaz de reconhecer sua beleza interior e exterior e suas qualidades morais. Não deixe entrar em sua vida um homem a quem tenha que adivinhar o que quer, porque não é capaz de se expressar abertamente.
Não se enamore de um homem que ao conhecê-lo, sua vida tenha se transformado em um problema a resolver e não em algo para desfrutar. Não se apaixone por um homem que demonstre frieza, insensibilidade, falta de atenção com você, corra léguas dele.
Não creia em um homem que tenha carências afetivas de infância e que trata de preenchê-las com a infidelidade, culpando-a, quando o problema não está em você, e sim nele, porque não sabe o que quer da vida, nem quais são suas prioridades.”

(Arnaldo Jabor)



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Eu irradio, e peço com fé!

Inicio da primavera, manhã de sol, novas possibilidades e tudo volta a ficar colorido. Todo dia é dia de começar de novo, de tentar, de se arrepender. Algumas coisas as pessoas jamais perceberão, mas não as culpo, peço apenas que respeitem. Ser respeitada para mim é mais que suficiente, não tente me entender, eu mesma não consigo.
Todas as manhãs cada um ganha um mundo de possibilidades, abraçá-las depende de nós. Irradie bons sentimentos e todos correrão para você. Se torne um ímã do bem... Tudo que desejar aos outros voltará em dobro. Eu acredito.
Tudo está previamente escrito, quem faz o bem, recebe o bem. E por mais difícil que seja acreditar, é preciso ter fé que quem irradia o mal, terá o retorno. Se não nos apegarmos nisso, nada tem sentido.
Faça por você, vá atrás do que acredita, lute pelo que quer. Não espere sentado, corra atrás dos seus sonhos. Acredite com todo o coração, que o universo conspira a favor.

Nem sempre sou igual no que digo e escrevo. Mudo, mas não mudo muito.
A cor das flores não é a mesma ao sol de que quando uma nuvem passa, ou quando entra a noite.
E as flores são cor da sombra., mas quem olha bem vê que são as mesmas flores.
Por isso quando pareço não concordar comigo, reparem bem para mim:
Se estava virado para a direita, voltei-me agora para a esquerda, mas sou sempre eu, assente sobre os mesmos pés.
O mesmo sempre, graças ao céu e à terra e aos meus olhos e ouvidos atentos e à minha clara simplicidade de alma ...
(Fernando Pessoa)




quarta-feira, 21 de setembro de 2011


Alice: Isso é impossível!
Chapeleiro: Só se você acreditar que é.


Orgulho gaúcho...

Ontem esfregaram na minha cara a real definição de pré-conceito. Confesso algo que não me orgulho nada, tinha certo preconceito com tradições gaúchas. Achava que gaúchos se achavam superiores (ta, isso eu ainda acho um pouco), que essa coisa de tradição era da boca pra fora e que rodeio era a mesma coisa que maltratar animais.
Pois bem, não é que o destino colocou na minha vida uma pessoa assim? Pois é, e então eu descobri que realmente não existe outro estado que canta seu hino com tanto orgulho, que rodeios não são sacrifícios a animais (pelo menos não os permitidos!) pelo contrário, quem segue as tradições gaúchas, vive em total harmonia com a natureza, os animais e o campo.
As pessoas falam muito sem conhecer. Quem disse que seu cachorro gosta de usar roupas? Que dar comida ‘de gente’ não é maltratá-lo em longo prazo? Todos sabem que isso os torna doente e mesmo assim ganham até chocolate. Quem disse que eles não sofrem ao ter o rabo cortado? Que gostam de usar coleira, de ter um pátio limitado para correr?
Tradição é tradição. Isso resume tudo. Não matando, não agredindo e não destratando o próximo, é preciso respeitar. Não falo em entender, falo em respeitar.
Um feliz dia do gaúcho (um pouco atrasado), dessa mineira perdida por Caxias do Sul.

“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes”.
(Albert Schweitzer)


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cansei de ser adulta.

De precisar fingir que está tudo bem quando a vontade é de sentar no chão e chorar. Cansei de compromissos, de não ter tempo para mim, de controlar uma conta bancária. Às vezes quero apenas não ter nenhuma responsabilidade.
Cansei de trabalhar e estudar, ver a injustiça que existe nisso e respirar fundo e seguir em frente, quando a vontade é de sair gritando para todo mundo o que me incomoda. Quero falar a verdade, esfregar na cara das pessoas o quanto elas são importunas (para não dizer ridículas).
Quero acordar tarde, almoçar comida da minha mãe, assistir sessão da tarde, brincar no parque, andar de bicicleta. Quero subir em árvore, tomar banho de chuva, caminhar descalça na rua. E se eu me machucar? Mamãe da um beijinho e antes de casar sara.
Quero dores que passem na hora de dormir, preocupações que terminam a meia noite, pessoas que só querem o meu bem. Cansei de falsidade e inveja. Inveja fede. Gente que não consegue cuidar da própria vida e se preocupa com a dos outros.
Meu bem? Cuida do teu namoro, do teu trabalho, dos teus estudos. Porque tu perde tanto tempo cuidando de mim que daqui a pouco não vai sobrar nada pra ti. #ficaadica

Essa é uma das coisas que as pessoas não nos ensinam quando falam de crescer:
- Como lidar com as dores que não passam com um beijo”
(Martha Medeiros)


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Começo por onde?

Às vezes é melhor nem nos questionarmos. Nos pegarmos sem rumo é difícil e muito apavorante. É assombroso não saber pra onde correr, o que fazer, pra quem pedir ajuda. O mundo está andando. Eu diria correndo. E você? Está estagnado esperando um sinal, uma ajuda, um abraço. Que pode não vir.
Parece que algo segura meus braços e me impede de tentar, na verdade nem sei por onde começar, e enquanto penso... não faço nada. O mundo não tem mais tempo para pensarmos tanto, é preciso agir, tentar, arriscar. Se não vou fazer isso agora, vou deixar para quando?
É um futuro, é a felicidade, é o destino que está em jogo. É muita coisa em risco para eu perder tempo pensando. Mas é tão difícil dar o primeiro passo, depois de tantos passos em falso, que é cômodo esperar o destino. Mesmo sabendo que ele não faz milagre. 
Posso confessar? Estou com medo!

“É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.”
(Theodore Roosevelt)


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

E o sexto sentido?

Sexto sentido de mulher é foda. Ajuda, até prevê algumas coisas, mas quando decide atrapalhar, é pior ainda. Enche a cabeça de minhocas, de dúvidas e questionamentos estúpidos. Trás preocupações desnecessárias, atrasa as boas energias com pensamentos ruins.
Mulher ‘encuca’ com tudo. Uma meia calça furada na hora de sair pode ser um sinal, o doce preferido estar em falta é um aviso, uma mensagem não chegar é um lembrete. É preciso prestar atenção a tudo todo o tempo, cada detalhe pode significar alguma coisa.
E é aí que mora o problema. Às vezes as coisas não querem dizer absolutamente nada. Às vezes a meia rasgou porque estava velha, o doce faltou porque o fornecedor não trouxe, a mensagem não veio porque o celular ficou sem bateria. Mas para as mulheres? Para as mulheres, definitivamente nada é por acaso.
Mulher se preocupa a toa, cria neuroses, fantasia problemas e ao mesmo tempo já pensa nas soluções. Mulher não sabe o que ela quer, mas acha que adivinha o que o outro está pensando. Pois ela sabe que nada é em vão, e se uma atitude foi tomada, existe um por que.

A mulher é uma substância tal, que, por mais que a estudes, sempre encontrarás nela alguma coisa totalmente nova.”


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mais uma da série coisas que me irritam: Piriguetes!


O nível de mulheres esta tão baixo, que às vezes da vergonha em ser uma. Uma vez ouvi alguém falar que falta dia da semana para sair com todas. Essa mania feminista de querer ser igual aos homens está transformando a mulher em um objeto. E o pior, ela mesma está passando essa imagem.
Definitivamente o que constitui o caráter de uma mulher não é o tamanho de sua saia. Nem toda mulher de mini-saia é piriguete (mas toda piriguete usa mini-saia), o que pode causar essa generalização. Quem me conhece sabe que gosto de roupa curta, mas sei me comportar muito bem, obrigada.
Não grito quando vejo homem bonito na rua, não passo a mão na bunda de algum quando estou interessada, não mando SMS para quem mal conheço convidando para ir ao motel. Sinto frio. Roupa curta e inverno pedem um casaco. Piriguete fica com a perna roxa de frio, mas não tapa de jeito nenhum.
Homem comprometido? Tô fora! Já falei sobre traição em um outro post e acho muita vulgaridade se sujeitar a ser a outra. Se o homem não se preocupa com a própria namorada, imagina com aquela que está saindo por uma noite? Definitivamente não é pra mim!
Sexo sem compromisso? Ok. Se existem mulheres que pensam assim eu aceito. Aceitar as diferenças também é aceitar essas atitudes, mas então marque com quem quiser, saia, faça como quiser, mas não se exponha publicamente. Caso esse ‘sexo sem compromisso’ se transforme em algum tipo de interesse, as possibilidades de darem certo serão mínimas.
Antes de querer que alguém te de valor, é preciso se dar esse valor.

Sensualidade é uma coisa, vulgaridade é outra.”